with Comments

como ficar rico - como-iniciar-no-mercado-de-capitais

Tanto eu como você sabemos do porque os investimentos são tão interessantes não é? (Caso não saiba, acesse meu outro artigo “Como Ficar Rico: O Primeiro Passo!” clicando AQUI! Lá eu explico tudo isso). Neste artigo vou dar algumas dicas para você que quer iniciar no mercado de capitais. Espero que goste, vamos lá!

 

TENHA UM OBJETIVO EM MENTE

 

Você deve se perguntar o porquê você está entrando no mercado de capitais, o que você vai querer fazer com um possível lucro, e quanto tempo você vai esperar por esse lucro. Você pode querer viver de ações, o que no caso encaixa-se no objetivo como longo prazo, ou talvez você queria apenas comprar seu próximo carro e quer arriscar muito, sem medo de perder, o que encaixaria no curto prazo. O objetivo você precisa definir.

 

O primeiro passo de como iniciar no mercado de capitais envolve entender o que você mesmo quer do próprio mercado. O autoconhecimento é definitivamente o primeiro passo.

 

Conheça as diferenças e decida-se qual objetivo você quer:

  • Longo Prazo: 5 anos (+-)
  • Médio Prazo: 2 a 4 anos
  • Curto Prazo: até 1 ano

 

Existem pessoas que preferem investir em ações e deixar o dinheiro lá por um bom tempo, acreditando no mercado e fazendo manutenções periodicamente. Mas existem também os de perfil mais arrojado que compram e vendem ações inclusive NO MESMO DIA, os chamados “daytraders”.

 

Tudo é possível no mercado de ações, basta saber o que você está fazendo.

Defina seu objetivo e o prazo.

 

QUAL O SEU CAPITAL E O QUANTO VOCÊ É TOLERANTE AO RISCO?

 

Seu capital é o dinheiro que você tem para investir, mais será que você é tolerante ao risco?

 

Eu faço essa pergunta a você porque quero que você se adeque ao seu perfil de investidor corretamente! Pois se tratando de bolsa de valores, existem vários tipos de investimentos que você pode fazer, tanto em renda fixa como em renda variável.

 

O ROI (Retorno Sobre Investimento) é proporcional ao Risco,ou seja, quanto mais o investimento é arriscado, mais ele pode trazer retorno! Então você precisa definir seu perfil e achar sua relação “Risco x Retorno” para traçar suas metas.

 

Definindo isso você vai traçar suas metas tranquilamente! Veja exemplo abaixo:

 

Se você quer seu novo carro, você vai precisar investir no mínimo X.

Se você quer comprar um apartamento, você vai precisar investir Y.

Se você quer viver dos rendimentos você vai precisar investir Z.

 

O que isso importa? Importa 2 coisas: QUANDO você quer que seu objetivo seja atingido e QUANTO você investiria para que isso seja realizado.

 

O seu sucesso no mercado de ações vale o risco de perder seu carro? Vale a perda do seu apartamento? Mas também vale a pena correr esse risco afim de pular de 1 aluguel para ter 3 apartamentos próprios?

 

Defina isso, mas saiba a seguinte dica de investidores de sucesso:

 

O mínimo recomendado para se começar a investir em ações seria de  uns R$10.000.

 

Sim, isso mesmo!

 

Mas não quero te desanimar ok? Muita gente acha que investir no mercado de capitais é a mesma coisa que investir em ações. A grande maioria de quem é leigo no assunto não sabe que existem outros tipos de investimentos como CDB’s, CDI’s, ETF’s e etc.

 

DICA:

 

Eu como também sou iniciante na bolsa, (depois que fiz cursos, é claro) comecei a investir em ETF’s. Mais o que é um ETF?

 

ETF(Exchange Traded Funds) são conhecidos no Brasil como Fundos de Índices, basicamente eles são “pacotes de ações” de determinados índices, que assim como as ações em si, é renda variável, ou seja, você corre riscos também, mais a grande diferença deles para os iniciantes, é que a rentabilidade é relativamente boa dependendo do papel que você comprar justamente por não depender apenas de 1 ação, então significa que, de certa forma você está diversificando seu investimento, fazendo com que você diminua os riscos!

 

Muito legal não é mesmo?(Vou escrever um artigo sobre isso em breve)

 

 

ESCOLHA CORRETORAS OU BANCOS

 

Há 2 maneiras para o investidor comprar e vender ações:

 

  • Corretora de valores

As corretoras são membros da Bolsa de Valore credenciados pelo Banco Central e habilitados a negociar valores mobiliários com exclusividade no sistema eletrônico da Bovespa. Para comercializar ações o investidor precisa ser cliente de uma dessas empresas.

 

  • Bancos

Os bancos administram fundos de ações, cestas de ações escolhidas pelo gestor do fundo, que variam conforme os resultados das empresas cotadas na Bolsa. Neste caso, é o banco quem decide quando e COMO investir.

 

OUTRA DICA:

 

Vou direto ao ponto!

 

EVITE FAZER INVESTIMENTOS PELOS BANCOS!

 

Os bancos podem te dar algum retorno sim, mais nunca eles vão explorar o máximo do potencial do seu capital investido!

 

Quer saber o porque?

 

Pelo simples fato de que os bancos tem que ganhar algum em cima de você! Quando o gerente da sua conta te dizer propostas para aplicar seu dinheiro em renda fixa ou em algum fundo, evite! Pois garanto a você, que se você mesmo administrar seu patrimônio, o seu retorno vai ser muito maior e você pode explorar todo o potencial do seu dinheiro investido! Então fica a dica ok? ESCOLHA UMA BOA CORRETORA! (Em breve teremos também um artigo sobre corretoras, indicarei ótimas corretoras para cada tipo de perfil, continue me acompanhando).

 

RESUMINDO TUDO…

 

Se você quer investir no mercado de ações aprenda estes conceitos básicos que você vai começar com o pé direito, segue um resumão do que você deve fazer:

  • definir seu objetivo;
  • definir se quer curto, médio ou longo prazo;
  • decidir entre corretora e bancos (Corretoras! :D);
  • definir sua relação “Risco x Retorno”;
  • Estude, estude e estude! Sempre acompanhe as novidades. (E me acompanhe também!)

 

Quer aprender mais?

 

Antes eu tinha muitas dúvidas, sempre com o pé atrás achando que investir era como jogar na loteria, dependia da sorte e tudo mais.

 

Foi quando resolvi me aprofundar no assunto para ver se era tudo isso mesmo, procurei vários cursos, mais como eu não tinha muito dinheiro eu fui desanimando, até que encontrei um curso muito barato totalmente online, foi ali que aprendi os conceitos básicos de iniciar minha carreira como investidor, que por sinal é maravilhoso quando se tem um método que te garanta retorno. Eu recomendo fortemente o Curso O investidor de sucesso!

 

Neste curso eu aprendi muito, Marcelo Vieira (Criador) é um investidor de sucesso e a didática dele é ótima, não tem enrolação e a linguagem é muito simples! Além disso, assim que comprei o curso ele me deu alguns BÔNUS muito bons, você compra um curso específico para investir em ações começando absolutamente do ZERO, mais ganha como bônus cursos para investir em renda fixa entre outros.

 

>>CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR AO VÍDEO DO CURSO<<

 

Então fica minha recomendação pra você, conhecimento é tudo! O dinheiro está na nossa mente, dinheiro nada mais é do que uma ideia materializada! Portanto estude para obter sucesso.

 

Até mais!

Como Investir em ações