with Comments

como-investir-seu-dinheiro

Venho notando que grande parte das pessoas não sabem como investir seu dinheiro, sei bem o que é isso porque eu também estava perdido quando comecei. Eu sempre quis aprender como fazer para investir da forma mais segura e eficiente possível e obter sucesso no mercado de investimentos.

Dúvidas são sempre frequentes, pois as coisas mudam muito rápido, e sempre temos que acompanhar se quisermos ter sucesso financeiro. Mais existem problemas que são muito comuns em muitas pessoas, como por exemplo:

  • Não tem a mínima noção de como começar (ou por onde começar);
  • Tem medo de investir devido aos riscos;
  • Não saber quais são os tipos de investimentos que existem (não existem só ações);
  • Ter um dinheiro para investir mais não saber como começar;
  • Não ter um bom dinheiro para investir.

O fato é que se sentem inseguras para iniciar por falta de conhecimento, e acho inclusive que você se encaixa perfeitamente em alguns desses pontos que citei acima, certo?

Vendo isto, eu tenho certeza que existem muitas coisas que você pensa a respeito: Você não tem a mínima noção de como começar mais quer muito aprender, ou você tem medo de correr riscos, pensa que investir é como jogar na loteria e que depende de sorte (está enganado(a)!), ou que só conhecem as ações e não sabe dos outros tipos de investimentos, ou até mesmo pensa em ter rendimentos maiores do que a poupança (fácil fácil!).

Nos próximos parágrafos eu vou acabar com suas grandes dúvidas com um conteúdo incrível, e falar algumas verdades que muitos especialistas não querem que você saiba. Aproveite!

Não Sabe Como Começar?

Como Começar

Investir seu dinheiro é a melhor forma de acumular patrimônio e ir de encontro com a independência financeira. Mais a grande maioria das pessoas querem investir, mais não tem a mínima noção de como começar. Percebo também uma grande frustração na grande maioria das pessoas que querem saber como investir seu dinheiro, além de não terem noção de como funcionam os investimentos, elas acham que é muito complicado para investir de forma rentável e segura, pois pensam que é preciso “ficar de olho” na tela do computador acompanhando o mercado o dia todo.

Então saiba que isso é balela! Pois depende muito do tipo de investidor que você é, e quando você investe a longo prazo, você fica focado no acúmulo de patrimônio, então não é necessário acompanhar o mercado com tanta frequência, eu mesmo sigo um método onde eu acompanho meus investimentos apenas uma vez por mês, e levo no máximo meia hora!

Então quando investimos a longo prazo, conseguimos deixar nossos ativos trabalharem, mesmo com as variações normais de cada ativo, ou seja, no final do mês quando a gente for monitorar nossa carteira de ativos, vamos ver o que deu lucro e o que deu prejuízo, e fazer a análise! Se for um bom ativo mantemos na carteira, se for um mau ativo retiramos e incluímos outro promissor baseado nas análises. Risco todos corremos, e no próximo tópico eu vou explicar melhor sobre riscos e eliminar o seu medo de investir! Acompanhe.

Como Administrar o Risco?

como-administrar-riscos

Você deve ter um pouco de medo de correr riscos, não se preocupe! Eu também tinha, até estudar sobre o assunto, entendi que você corre um certo risco em absolutamente TODOS os investimentos, uns tem maiores riscos e outros menores, mais fique calmo! Pois a boa notícia é que podemos administrar os riscos para se proteger de qualquer cenário na economia. Por isso não precisa sair enlouquecidamente pesquisando na internet qual é o melhor fundo de investimento ou simplesmente deixar seu dinheiro na poupança.

Muita gente pensa que investir é como jogar na loteria e que depende da sorte para ganhar dinheiro, mais não sabem que existe toda uma estratégia por trás. Diversificar é uma delas.

Quando você investe todo seu dinheiro em apenas um tipo de investimentos, certamente você está correndo um sério risco de perder muito dinheiro. Pois se aquele ativo sofrer uma desvalorização você terá sérios problemas!

“Nunca deixe todos os ovos na mesma cesta!”

O segredo é diversificar! Procure sempre investir um pouco em cada tipo de investimento, se um ativo vai mal das pernas, o outro pode estar muito bem e isso acaba compensando!

E também vai uma dica: Nunca se apegue em um determinado ativo só porque ele teve um bom rendimento nos últimos 10 meses, se agora ele está com tendência de baixa, descarte-o e inclua um novo ativo promissor! Se você acompanhar um método, e ver a partir desse método que seria melhor retirar o ativo da sua carteira, faça isso. Siga o método!

Existem vários métodos onde você pode investir de variadas formas, por exemplo:

  • Você já tem um dinheirinho guardado e vai investindo uma quantia todos os meses;
  • Você não tem nenhum tostão no bolso mas pretende começar a investir do zero com uma quantia todos os meses.

Você pode investir seu dinheiro guardado, ou pode saber como ganhar dinheiro investindo 100 reais por mês por exemplo. Veja o próximo tópico!

Qual Estratégia Você Prefere?

qual-estrategia-seguir

Muita gente vive me fazendo perguntas como:

“Cesar, dá pra eu começar a investir com pouco dinheiro? Como fazer?”

Ou então:

“Como ganhar dinheiro investindo 100 reais por mês?”

Não só digo que dá sim, como também que DEVE começar o quanto antes. Existem opções variadas de estratégias de acordo com suas necessidades. Se você não tem uma boa quantia guardada, dá para reservar todos os meses um determinado valor para que você invista.

Existem tipos de investimentos que você pode aplicar uma quantia baixa, então a falta de grana não é desculpa para não começar, ok?

Também existem as pessoas que tem um capital aplicado na poupança mais querem algo que dê mais retorno.

Saiba que existem investimentos que você pode fazer que te darão maior retorno, na verdade quase todos os ativos disponíveis no mercado superam a poupança!

Uma dica importante pra você: Se você tem um capital para começar a investir, sugiro que não aplique todo o dinheiro de uma vez no começo! Sugiro ir aplicando um pouco a cada mês para você sentir como funciona o mercado, ok? Então, se você tem 50mil para investir, aplique 10mil a cada mês até aplicar tudo! Assim você vai pegando o jeito do mercado e vai sabendo melhor como administrar o risco!

Além disso existem investimentos mais seguros, o mercado não é só feito de ações, é isso que vou te explicar no próximo tópico. Fique comigo.

Quais São os Tipos de Investimentos Para se Operar?

tipos de investimentos

Não pretendo me alongar muito neste tópico, pois já criei um artigo mostrando os principais investimentos que você tem disponível.

Mais a grande maioria das pessoas, quando ouvem falar sobre investimentos, já pensa direto em um tipo específico: AÇÕES! E quero te dizer uma coisa, o mercado não é só feito de ações. Existem muitas opções para você investir e multiplicar seu patrimônio.

Vou listar alguns tipos de investimentos abaixo para que você abra sua mente em relação a isso:

-Renda fixa:

  • Tesouro direto;
  • CRI;
  • Debênture.

 

-Renda Variável:

  • Ações;
  • Fundo de índice (ETF);
  • Fundo de Investimento Imobiliário(FII).

É isso, como falei, não vou me aprofundar. Caso queira saber de forma detalhada é só clicar aqui para ver o artigo mais completo sobre isso.

Espero estar te ajudando, pretendo passar o máximo de informação possível para que você tenha um conhecimento adequado para começar a investir. Então procure sempre ter um objetivo e ver como você vai chegar neste objetivo através dos investimentos, por isso é importante pensar no longo prazo.

Então, quando você entende esses princípios básicos, as coisas começam a ficar mais fáceis, e se abrem novas possibilidades para que você possa finalmente começar a investir. Lembrando que, conhecimento nunca é demais! Então aconselho você a ler mais a respeito, pense com carinho também na possibilidade de uma capacitação, existem muitos cursos online muito bons que te ensinam o passo-a-passo. Assim você poderá entrar de cabeça no mundo dos investimentos e talvez viver uma vida plena com mais dinheiro.

Espero ter ajudado você de alguma forma com este artigo, e pretendo ajudar ainda mais, então deixe seu comentário abaixo e diga o que achou do artigo, ou faça alguma pergunta para tirar suas dúvidas. Não deixe de participar, isso é muito importante pra mim.

Como Investir em ações