with Comments

como-organizar-as-finanças-pessoais

Depois de um certo tempo eu consegui perceber algumas coisas sobre como organizar as finanças pessoais, o exemplo clássico vem da minha casa mesmo: Meus pais! Assim como a grande maioria das pessoas, fazem parte de uma realidade que foi feita para nos fazer gastar dinheiro e não poupar. Não conseguem organizar suas finanças para terem o maior controle de seu dinheiro, acabam não tendo a noção exata de quanto gastam por mês (isso é importante) e por fim acabam se lamentando dizendo que nunca sobra dinheiro no final do mês.

As pessoas costumam contar com valores brutos de suas rendas e esquecem de fazer o planejamento baseado no valor líquido. Também não tem a mínima noção de quanto gastam por mês e por fim acabam reclamando ou se lamentando de não sobrar nada no final do mês.

Mas saiba que tenho uma boa notícia.

Existem saídas! E vou explicar o que as pessoas fazem de errado na hora de controlar suas finanças.

Organizar as Finanças Pessoais e Ter o Controle de Seu Dinheiro

controle-do-dinheiro

A grande maioria das pessoas tem dificuldade quando o assunto é controlar gastos, sendo assim, acabam sem saber onde o aquele dinheiro foi parar não sabem como organizar as finanças pessoais. Mais também tenho que te explicar alguns fatos que são relacionados a esse problema.

Geralmente quando as pessoas tentam se organizar financeiramente, costumam fazer as contas erradas, como por exemplo, colocam o salário bruto como receita mensal e esquecem dos descontos do INSS, isso faz uma grande diferença, pois o planejamento deve conter os valores precisos!

Outro fato é que as pessoas esquecem de registrar suas receitas adicionais, como horas extras recebidas por exemplo. É extremamente necessário registrarmos os valores EXATOS das nossas receitas.

Ter a Noção Exata de Quanto Gasta no Mês

Assim como falei das suas receitas acima, vou falar basicamente a mesma coisa sobre as despesas.

Não se esqueça de controlar exatamente TUDO que você gasta no mês, em uma planilha de gastos pessoais comum, faça toda a relação dos seus gastos, incluindo aqueles centavos, assim você saberá onde está indo parar aquele dinheiro que você sempre pensa que vai sobrar, mas que some num passe de mágica.

Outro fator importante é o famoso “trocado” que as pessoas gastam na rua, tanto para tomar aquele cafezinho, quanto para comprar uma bala, é necessário contar estes gastos TAMBÉM! Isso exige muita disciplina, mais garanto que sua vida vai melhorar quando tiver total controle de seus gastos. Para resolver isso, baixe algum aplicativo de finanças pessoais em seu Smartphone e anote, não existe nada mais prático que isso. Assim, quando você chegar em casa, é só passar para a planilha e pronto!

A partir daí podemos começar a analisar nossas finanças para começar a investir, que vou explicar no próximo tópico.

Sobrou Dinheiro no Final do Mês?

sobrou-dinheiro

Depois de inserir todas as receitas e gastos em sua planilha de despesas pessoais, você precisa analisar e ver se fechou o caixa no positivo ou negativo.

Geralmente fecha no negativo, é o mais comum de acontecer. Basicamente é porque a maioria das pessoas não tem controle nenhum do dinheiro em si, não possuem informações (ou não possuíam), e não se organizam (ou não se organizavam). Então, quando não temos as informações do quanto ganhamos e gastamos, não sabemos o que fazer.

Analise melhor seu orçamento de acordo com as informações da planilha de gastos, e tire suas conclusões! Comece diminuindo suas dívidas, eliminando as mais supérfluas. Acredite, você pode ter dívidas desnecessárias! Depois tente aumentar sua renda de alguma forma, se especializando em algo, ou procure o melhor fundo de investimento pra você. Se você fizer essas duas coisas, pode ter certeza que você vai melhorar sua vida financeira com maestria.

Para ter sucesso nas suas finanças pessoais você precisa ter muita disciplina e força de vontade para poder melhorar seu orçamento, tudo é feito por etapas como eu te explico neste artigo. Procure traçar metas para atingir seus objetivos, só assim você pode fazer com que sobre dinheiro para ter uma vida melhor.

Sinceramente, espero que esse artigo tenha sido útil pra você, que você tenha aprendido como controlar as finanças pessoais e principalmente, que você comece esta transformação na sua vida financeira rumo ao sucesso, peço que deixe seu comentário abaixo para saber quais são suas dúvidas e dores, assim poderei criar mais artigos como esses e te ajudar.

Como Investir em ações