with Comments

como ficar rico - tipos-de-investimentos-da-bolsa-de-valores

Um bom investidor, mesmo sendo iniciante, precisa saber quais são as opções de mercado. Opções que são muitas por sinal, então cabe à você saber qual vai ser o melhor investimento de acordo com seu perfil de investidor. Neste artigo vou te mostrar muitos tipos de investimentos em que você poderá atuar.

 

Inicialmente você tem duas opções de investimentos:

  • Renda Fixa – O valor do papel não altera, simples assim;
  • Renda Variável – Os valores podem aumentar e diminuir de acordo com a cotação, então você corre mais riscos de perder dinheiro.

 

Principais Investimentos

 

Renda Fixa

  • Tesouro Direto – Títulos públicos federais;
  • CRI – Certificados de Recebíveis Imobiliários;
  • Debênture – Títulos de dívida corporativa.

 

Renda Variável

  • Ações – São partes de uma empresa;
  • Fundo de Índice (ETF) – São como “pacotes de ações” que acompanham os determinados índices da bolsa;
  • Fundo de Investimento Imobiliário (FII) – Você compra parte de imóveis.

 

 Tesouro Direto

São títulos públicos do Tesouro Nacional, basicamente o governo tem gastos com saúde, educação e afins, então é preciso financiar esse capital.

Existem dois tipos de títulos:

  • Prefixados – Já é definido o valor do retorno no ato da compra;
  • Pós-fixados – Além do valor do investimento, esses títulos acompanham o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), que mede a inflação, e a Taxa Selic (Taxa básica de juros do país).

 

CRI

São títulos de créditos de emissão das securitizadoras imobiliárias. Quando você investe em CRI, você está ajudando a financiar empreendimentos imobiliários. Assim como no Tesouro Direto, tem uma data de vencimento na qual você recebe o capital investido além dos juros. A rentabilidade desses títulos está atrelada ao IGP-M, IPCA ou TR.

 

Debêntures

São títulos de crédito para empresas, quando você faz esse tipo de investimento, você vira credor de empresas, ou seja, a empresa precisa de um dinheiro, ela vai e financia um determinado valor, quando você investe em debêntures, você faz parte de um “pacote de investidores” que juntam o fundo suficiente para o financiamento. Assim como os outros títulos, você recebe na data de vencimento.

 

Ações

Quando você investe em ações, você compra um pedacinho da empresa, você se torna sócio dela, então se a empresa vai bem, você também vai bem, caso contrário… já deu para entender não é? Simples assim! Você compra e vende ações na hora que quiser, então existem várias estratégias para investir em ações, é preciso estuda-las.

 

Fundos de Índice(ETF)

São fundos formados por ações que acompanham determinados índices, por exemplo, o Fundo de índice que acompanha o Índice Bovespa tem um “pacote de ações” que estão dentro do índice, existem vários ETF’s que você pode investir. Assim como nas ações, você compra e vende a hora que quiser, a vantagem desse investimento é que, de certa forma, você está diversificando seus investimentos, então o risco acaba sendo administrado.

 

Fundos de Investimento Imobiliário

Esse é o tipo de investimentos em imóveis, você investe um capital, e “recebe aluguel”! Esse capital investido vai para empreendimentos como shoppings, hotéis entre outros. Então você acaba sendo dono de um pedacinho do empreendimento, tendo direitos nas participações dos lucros do imóvel. Também pode comprar e vender a hora que quiser, e você recebe de acordo com o empreendimento, ou seja, se você investe um capital na construção de um hotel, você só começa a ter o retorno quando o hotel já estiver pronto e funcionando.

 

Concluindo…

Então espero que tenha entendido os principais tipos de investimentos da Bolsa de Valores, sempre que tiver alguma dúvida em relação a isso, é só dar uma lida neste artigo ou entrar em contato comigo, é fácil!

 

Para entrar mais afundo no mercado, é necessário uma base de conhecimento e um método, foi assim que eu fiz e é assim que eu faço (sim, eu não parei de estudar!). É preciso sempre ir se aprimorando para obter resultados melhores, caso você queira saber mais sobre investir na bolsa de valores, eu indico o Curso do Marcello Vieira, chamado O Investidor de Sucesso. Muito bom o treinamento por um valor irrisório comparado ao que você aprende. Ensina um método para começar a investir do ZERO! Então aproveite minha dica ok? Até mais!

 

Clique Aqui Para Conhecer o Curso “O Investidor de Sucesso”

Como Investir em ações